PEDIR SUA MÚSICA

CLIQUE AQUI E FAÇA SEU PEDIDO MUSICAL


Mostre para seus amigos o que você está ouvindo aqui, eles poderão ouvir no Facebook, compartilhe nosso player.


Você conhece a história da TV no Brasil?


Pode parecer meio surreal quem  já nasceu na ~era digital~, mas a televisão não é uma tecnologia tãão antiga assim – ela nasceu, por exemplo, depois do cinema! As primeiras experiências com a TV datam da década de 1920 no Reino Unido e no Japão, enquanto as primeiras projeções de cinema são lá da década de 1880!

Por aqui, a novidade da televisão demorou ainda mais uns bons anos pra chegar. Aproveitando que  18 de setembro,  se comemora o Dia da Televisão no Brasil, vamos conhecer os primórdios da TV por aqui?

O CARA

Se fosse pra apontar alguma pessoa como a maior responsável por trazer a televisão pro Brasil, esse cara sou eu é Assis Chateaubriand. Ele foi o ~megaempresário~ da época que simplesmente fundou o primeiro canal de televisão brasileiro, a saudosa TV Tupi.

Chatô nas gravações da TV Tupi. (Reprodução)

A EMISSORA

A inauguração da pioneira TV Tupi rolou dia 18 de setembro (sacou o porquê da data agora) de 1950, “apenas” 64 anos atrás! Pertencente ao conglomerado de mídia Diários Associados, a TV Tupi inaugurou seu braço carioca, TV Tupi Rio, no ano seguinte e continuou sendo referência no país até seu fim, em 1980.

As gravações do “Sítio do Picapau Amarelo” na TV Tupi. (Reprodução/Facebook André Adler)


O FORMATO


Os programas de televisão eram bem diferentes dos de agora. A primeira transmissão da nossa história, lá em 1950, foi um show com as maiores estrelas do rádio da época, como Hebe Camargo (sdds!) e Lolita Rodrigues.

Essa é a Hebe, diva desde sempre! (Reprodução)

No começo, não existia essa história de gravar os programas e transmiti-los depois, era tudo ao vivo mesmo! (Conhece a expressão “quem sabe faz ao vivo”? É dessa época.) Ainda não existiam intervalos comerciais, e a TV era encarada como um “rádio com imagens”, já que todo mundo tava acostumado mesmo era com o rádio e essa nova tecnologia da televisão ainda parecia um tanto estranha.


A POPULARIZAÇÃO


Com o passar das décadas, tanto os figurões da mídia quanto o público foram percebendo que a TV podia ser muito mais do que ser apenas um rádio com pessoinhas dentro.

Na década de 1960, vários estados inauguraram suas primeiras emissoras, como Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. O “Programa Silvio Santos”, vejam vocês, entrou ao ar pela primeira vez em 1963 (CINQUENTA E UM ANOS ATRÁS), mesmo ano em que rolou a primeira telenovela, “2-5499 Ocupado”, com o já famoso casal Glória Menezes e Tarcísio Meira.

O casal queridinho da TV, Glória Menezes e Tarcísio Meira.


AS CORES

Bom, tudo isso acontecia com transmissões em preto e branco, né. Depois de alguns testes na década anterior, a TV em cores foi inaugurada oficialmente no dia 31 de março de 1972 – quase 22 anos da chegada da TV P&B.

“O Bem Amado”, de 1973, foi a primeira novela em cores da TV Globo. (Reprodução)


A TV DIGITAL

A grande ~bola da vez~ é a TV digital, que tem uma qualidade de resolução muuuito melhor do que a analógica. O sinal digital já chegou a todos os estados brasileiros e a expectativa do governo é de que o sinal analógico pare de ser transmitido por aqui já em 2016.





Fonte:forteen.pop.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...