PEDIR SUA MÚSICA

CLIQUE AQUI E FAÇA SEU PEDIDO MUSICAL


Mostre para seus amigos o que você está ouvindo aqui, eles poderão ouvir no Facebook, compartilhe nosso player.


.
.

Açúcar: malefícios e benefícios

Evitar doces é algo difícil para muitas pessoas, isso porque, além do sabor delicioso das guloseimas, o açúcar acaba servindo de calmante em algumas situações, como, por exemplo, na TPM. O que explica esse efeito mágico é o auxílio na produção de serotonina, que é o hormônio responsável por regular o humor.

Assim, a sensação agradável e de prazer é grande. Porém, as possibilidades de ganhar uns quilos a mais também. O pior: o excesso de açúcar pode causar a insuficiência de insulina.

Malefícios que o açúcar pode trazer


Desenvolvimento de diabetes

Antes de ir para o sangue, o açúcar passa pelo pâncreas, que é responsável por controlar a quantidade do nutriente que vai chegar à corrente sanguínea.Antes de ir para o sangue, o açúcar passa pelo pâncreas, que é responsável por controlar a quantidade do nutriente que vai chegar à corrente sanguínea. Portanto, se uma quantidade muito grande de açúcar é ingerida com frequência, a insulina acaba tendo dificuldade de fazer o controle e uma grande quantidade do nutriente vai para o sangue.

O consumo excessivo de açúcar faz com que o corpo reaja negativamente: o sangue passa a produzir mais insulina para lidar com a grande quantidade de açúcar, mas acaba não dando conta. Isso resulta em uma falência parcial de produção de insulina e pode chegar à falência total, que é quando o corpo para de produzir o hormônio. Essa falta de produção de insulina é que causa a diabetes, que pode levar a problemas neurológicos, renais, cardiovasculares e nos olhos.

Obesidade

O excesso de consumo de açúcar pode ainda causar a obesidade, pois os doces são carboidratos ricos em gorduras e calorias e têm a capacidade de fornecer energia para o organismo. Quando a quantidade de energia fornecida é maior do que aquela gasta, o excesso é armazenado em forma de tecido adiposo (gordura), levando ao excesso de peso e à obesidade.

A obesidade, além de trazer insatisfações com a aparência, pode gerar doenças, como a hipertensão e problemas cardíacos.

O açúcar tem benefícios?

Sim, como qualquer nutriente, o açúcar tem benefícios e possui outros papeis além daquele de vilão da saúde:

É a forma mais fácil de fornecer glicose ao corpo: a glicose é essencial para o funcionamento dos rins, da retina e do cérebro.

Sua falta pode causar dores de cabeça e olhos vertiginosos.

Auxilia na produção das bactérias benéficas à saúde: as Bifidobactérias e os Lactobacillus sp são aquelas responsáveis por compor a flora intestinal, eliminando aquelas bactérias que fazem mal à saúde (como a Escherichia Coli e a Clostridium).

É fonte de cálcio, fósforo, cloro, potássio, ferro, magnésio, sódio e vitaminas do complexo B.

Então os doces devem fazer parte do cardápio do dia a dia? Não. As frutas e as massas (pães e bolachas salgados) são outras fontes de açúcar. Portanto, o ideal é buscar o açúcar através delas e não consumir doce. Porém, como cortar completamente os doces, na atualidade, é algo muito difícil, é possível consumi-los uma vez ou outra e de forma moderada.

Segundo nutricionistas, há limites diários de consumo de açúcar. Esse limite pode ter como base alguns doces. Por exemplo, é possível consumir por dia:

Até duas colheres de doce de leite;
Até dois brigadeiros;
Uma lata de refrigerante;
Uma fatia pequena de pudim.
Essas são formas de continuar consumindo açúcar sem extrapolar. Mas lembre-se sempre de ter muito cuidado!

Qual a sua opinião a respeito do consumo de açúcar? Comente o artigo e mostre-o para outras pessoas!

Escrito por: Daysi Pacheco




Fonte:colmeia.blog.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...